segunda-feira, 21 de junho de 2010

Organização escolar

Plano de Desenvolvimento Pedagógico Institucional - PDPI -é uma metodologia para a elaboração coletiva do Plano Global da Escola. Constitui-se num conjunto de ações realizadas de forma encadeada e integrada que permite á instituição de ensino, ao final do processo, chegar a um Plano de Ação; além de ser o instrumento que permitirá à escola ter acesso aos recursos e formas de atendimento específicos disponibilizados pela SEE/MG.
Com a implementação do Plano de Ação, a escola alcançará o primeiro patamar de transformação, constituindo-se como:
- Um grupo operativo, que sabe desenvolver um projeto comum;
- Um grupo socialmente competente, cujo trabalho é reconhecido pela sociedade na qual está inserida;
- Um grupo que aprende e que sabe agir de maneira integrada e auto-regulada.

Através do PDPI, a escola identifica os pontos vulneráveis, planeja ações e reúne regularmente todos os membros da comunidade escolar, como o colegiado, pais de alunos, professores e demais funcionários. As soluções também são apontadas coletivamente. O plano tem características próprias, indicadas de acordo com as particularidades de cada instituição.
O PDPI é a nossa identidade. Foi construído através de reuniões, reflexões, análises de realidades e divisão de obrigações (conforme metodologia sugerida por Danilo Gandim), Acontece o monitoramento e auto-avaliação periódica com reestruturação do mesmo a cada ano do processo.
A escola escolheu alguns projetos norteadores da proposta: integração escola-comunidade, convivência solidária e cidadã, desenvolvimento afetivo sexual responsável, avaliação do processo de ensino aprendizagem.
O período de implantação será de dois anos com ampla participação dos funcionários de vários níveis e divulgação ostensiva dos resultados (vigência - janeiro de 2008 a dezembro de 2009).
A escola é vista pelos pais e alunos como uma intituição que tem capacidade de formar seus alunos em cidadãos críticos e pensantes, contudo os mesmos criticam a rotatividade do corpo docente que é composto em sua maioria por designados, o que dificulta a criação de vínculos entre os pais e a escola em que os prejudicados são os alunos no que diz respeito à defasagem na aprendizagem e formação de hábitos.
A escola tem 25 aulas semanais, sendo que cada aula tem uma duração de 50 minutos, totalizando 22 horas e 30 minutos de aulas semanais.
A relação entre a direção, supervisão pedagógica, orientação educacional, coordenadores e os professores é democrática, cooperativa, interativa, participativa, funcional, respeitando as diferenças ética, profissional; possibilitando a quebra de barreiras que fragmentam o trabalho escolar e estabelecem uma diversidade de referências, como o diálogo, a discussão, a dúvida e a conclusão, a dedicação na busca do saber e a preocupação com o que é significativo socialmente.

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